SR 10 – Modelo Internacional para Gestão da Responsabilidade Social

ISO 50001 – A nova norma de Sistemas de Gestão de Energia
Agosto 5, 2018
Auditorias internas ISO 9001
Agosto 5, 2018

SR 10 – Modelo Internacional para Gestão da Responsabilidade Social

As empresas e organizações não operam num vácuo, a sua relação com a sociedade e com o meio ambiente, são fatores críticos na sua capacidade de continuar a operar de forma eficaz, sendo mesmo utilizados como medida do desempenho global.

Em pleno século XXI e no meio de uma crise internacional, que não é apenas financeira mas também uma crise de valores, não é mais opção para as organizações, mais sim uma necessidade para garantirem a sua sobrevivência a longo prazo, a adoção sistemática de práticas de responsabilidade e de sustentabilidade.

O referencial ISO 26000:2010 – Guidance on social responsibility surgiu para orientar as organizações no sentido de atuarem no mercado de uma forma ética e transparente, contribuindo assim para a saúde e bem-estar da sociedade.

No entanto, este guia não é tão prolífico no que respeita à aplicação prática dos princípios básicos da responsabilidade social que nele estão expressos, nem pode ser obtida a sua certificação como meio de demonstrar a conformidade das organizações com os mesmos.

Sendo assim, tornou-se necessário disponibilizar às organizações uma ferramenta que permita sistematizar o seu sistema de gestão de responsabilidade social e que ao mesmo tempo complemente outros sistemas de gestão como o da qualidade (ISO 9001), ambiente (ISO 14001), saúde e segurança (OHSAS 18001), entre outros. Foi com este intuito que a rede IQNet desenvolveu a especificação SR 10 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social.

O sucesso desta ferramenta assenta na capacidade de ir ao encontro das expectativas de qualquer tipo de organização e em qualquer setor de atividade, público ou privado.